Back to all Post

Tradições do Ano Novo chinês

Festividades do Ano Novo Chinês: A celebração de 15 dias do Ano Novo Chinês

O ano novo chinês começa com a lua nova no primeiro dia do primeiro mês lunar e termina na lua cheia 15 dias depois.

Primeiro dia, zhengyue 1, ‘Aniversário do Galo’

O festival tradicionalmente começa no primeiro dia do primeiro mês lunar (Chinês tradicional: 正月; Pinyin: zhēngyuè) no calendário chinês e termina no dia 15; este dia é chamado de Festival das Lanternas.

O primeiro dia do ano novo é conhecido como Yuan Dan (chinês: 元旦; pinyin: yuándàn (primeira manhã do ano), dia de ano novo, primeiro dia (ou Duan Ri). Usa-se o galo para se referir a primeira hora do dia, bem cedo.

Durante o período de 15 dias, as visitas de ano novo (chinês tradicional: 拜年; pinyin: bài nián, traduzido: prestar respeito, adorar, saudar o ano) serão feitas à família e aos amigos.

No primeiro dia, serão visitados os membros mais velhos e mais velhos, as visitas servem para fortalecer os laços familiares. Bài nián refere-se a ambos, pagar uma visita de Ano Novo e também ‘desejar um Feliz Ano Novo a alguém’.

Também existe a tradição de receber os hóspedes com chás e doces, como frutas açucaradas, que supostamente adoçam o ano que se aproxima. Doces e frutas são servidos em uma bandeja redonda ou octogonal – a forma se assemelha a união e, portanto, a bandeja é mais comumente traduzida como a “Bandeja da União”.

Provavelmente, a quantidade de doces será organizada em oito unidades, pois o número oito simboliza a sorte. Às vezes, um arranjo de nove unidades pode ser encontrado, o número representa riqueza, boa fortuna e unidade familiar (observe que para os chineses o número ‘8’ é um número de sorte e para os tailandeses é também o número ‘ 9 ‘).

O visitante trará um pequeno presente para a família que será visitada – geralmente laranjas, tangerinas, tangerinas ou semelhantes, já que a fruta simboliza ouro, portanto riqueza e boa fortuna.

O dia também simboliza um novo começo na vida de uma pessoa, renovando esperanças de prosperidade, riqueza e felicidade.

O primeiro dia do primeiro mês lunar é caracterizado por nomes diferentes:

Ano Novo: Chinês tradicional: 新年, Pinyin: xīnnián

Festival da Primavera: Chinês tradicional: 春 節 Pinyin: chūn jié Ano novo do calendário agrícola , com base nas experiências dos agricultores (Chinês tradicional : 农历 新年, Pinyin: nóng lì xīnnián). Historicamente, o calendário foi patrocinado pelo imperador. Não apenas um calendário atendia às necessidades práticas da agricultura quanto a quando plantar para obter os melhores resultados, mas ainda mais o calendário mostrava a conexão entre o Céu e a Corte Imperial.

Acredita-se que abster-se do consumo de carne no primeiro dia aumenta a longevidade. Além disso, um prato vegetariano ajuda a purificar e limpar o corpo, bem como honra a tradição budista de que nada vivo deve ser morto no primeiro dia do ano novo. (Veja também: Simbolismo Alimentar)

De acordo com uma lenda chinesa, Nüwa (chinês tradicional: 女媧; chinês simplificado: 女娲; Pinyin: nǚwā) é a deusa que criou o mundo. Ela criou certos animais em dias diferentes, portanto, cada dia é considerado o aniversário do animal correspondente. Os seres humanos foram criados do barro amarelo no sétimo dia após a criação do mundo.

As Danças do Leão podem ser vistas na rua, ou uma trupe pode ser convidada para se apresentar em instalações privadas.

Durante os Festivais do Ano Novo Chinês, óperas chinesas e Danças do Dragão serão apresentadas nas ruas.

Segundo dia, zhengyue 2, ‘Aniversário do Cachorro’

As pessoas dizem que depois de oferecerem sacrifícios, Tsai Shen , o Deus da Riqueza, parte para o céu no segundo dia do Ano Novo lunar.

As pessoas queimarão os papeis incenso que receberam na véspera do Ano Novo e se despedirão da divindade, desejando um ano mais feliz e próspero.

As mulheres tradicionalmente casadas visitam e prestam homenagem aos pais biológicos.

No segundo dia, os chineses oram aos seus ancestrais e também a todos os deuses.

Como o dia é caracterizado pelo aniversário dos cães, os animais de estimação e os vadios serão bem alimentados.

Terceiro dia, zhengyue 3, ‘Aniversário do Porco’

As famílias que tiveram um parente imediato falecido nos últimos 3 anos não farão visitas domiciliares como forma de respeito aos mortos. Em vez disso, o terceiro dia do ano novo é alocado para visitas aos túmulos. Algumas pessoas concluem que é desfavorável fazer qualquer visita a uma casa, pois acredita-se que os espíritos malignos vagam pela Terra neste dia e, portanto, seria má sorte estar ao ar livre.

Negócios que haviam sido fechados durante as festividades anteriores serão reabertos e orações serão realizadas a fim de serem abençoados com prosperidade no próximo ano. Os negócios chineses conservadores só abrem após o quinto dia devido a fantasmas errantes mencionados em particular.

Quarto dia, zhengyue 4, ‘Aniversário das Ovelhas’

O quarto dia é basicamente uma continuidade do terceiro dia.

Quinto dia, zhengyue 5, ‘Aniversário do Boi, Gado’

O dia é considerado o aniversário do Deus da Riqueza e, portanto, respeito é prestado ao deus. Além disso, não é muito sábio sair de casa por muito tempo, apenas para o caso de o Deus da Riqueza fazer uma visita à casa da família.

Todos os negócios serão reabertos nesse dia.

Varrer o chão não é mais considerado má sorte.

Amigos e colegas de classe serão visitados.

O dia também é considerado como tendo uma conexão com as cinco cores básicas , portanto, com a Teoria dos Cinco Elementos .

Sexto dia, zhengyue 6, ‘Aniversário do Cavalo’

O sexto dia marca uma época para visitar templos, parentes e amigos.

Sétimo dia, zhengyue 7, ‘Aniversário dos Homens’

O sétimo dia do primeiro mês lunar é denominado renrì (chinês tradicional: 人日, Pinyin: rén rì), literalmente Dia do Homem e é considerado o aniversário do comum ou comum homens. O dia também é chamado de Dia do Homem ou Dia do ser humano.

De acordo com as lendas chinesas, Nüwa (chinês tradicional: 女媧; chinês simplificado: 女娲; Pinyin: nǚwā) é a deusa que criou o mundo. Duas lendas referem-se às suas criações.

Nüwa e seu irmão Fuxi sobreviveram a uma calamidade devastadora, que destruiu todas as outras vidas. Retirados para a montanha Kunlun, eles oraram por um sinal do imperador dos céus. O ser divino aprovou sua união e os irmãos começaram a procriar a raça humana.

Nota: em alguns textos ou segundo outras lendas, Nüwa é considerada esposa de Fuxi.

De acordo com uma lenda diferente, Nüwa criava certos animais em dias diferentes porque estava sozinha e queria os animais como companhia. No sétimo dia após a criação do mundo, Nüwa criou os seres humanos de argila amarela . Com o poder divino confiado a ela, Nüwa fez as estatuetas de barro ganharem vida.

Renri é o dia em que todos os homens comuns estão envelhecendo um ano e o dia é comemorado com certos alimentos de acordo com a origem das pessoas.

Os ingredientes dos pratos têm um significado simbólico e devem favorecer a saúde.

Chinês tradicional: 余, Pinyin: yú, traduzido: extra; excedente; restante)

Chinês tradicional: 升, Pinyin: shēng, traduzido: aumentar; para içar; promover)

Oitavo dia – O Dia da Conclusão

No oitavo dia, o povo de Fujian tem outro jantar de reunião familiar e, à meia-noite, reza ao Imperador de Jade .

Nono dia

O aniversário do Imperador de Jade , altamente reverenciado na crença taoísta . O Imperador de Jade também é conhecido como Yù Huáng ou Yù Dì, e é identificado como o Deus do Céu, o Governante de todos os Céus (dos quais os chineses têm mais de 30), a Terra e o Submundo / Inferno, Criador do Universo, mais tarde, o Imperador do Universo e Senhor da Corte Imperial. Diz-se que ele nasceu vários milênios antes de nossa era como filho do Rei do Reino da Pura Felicidade das Altas Luzes e Ornamentos Celestiais Majestosos e da Imperatriz do Precioso Luar.

Do décimo ao décimo segundo dia do ano novo há mais festejos com amigos e família.

Décimo terceiro dia

Tempo para fazer dieta um pouco depois de tanta comida rica, comidas vegetarianas como arroz e folhas de mostarda para limpar o sistema digestivo.

Décimo sétimo dia, os preparativos do Dia da Decoração da Lanterna serão feitos para o Festival das Lanternas.

Décimo quinto dia, Festival das Lanternas

(chinês tradicional: 元宵節, Pinyin: yuán xiāo jié, literalmente: festival da primeira noite)

O 15º dia marca a primeira lua cheia após o Festival da Primavera e do Ano Novo, também conhecido como yuán xiāo jié, que significa ” primeira noite de lua cheia “. O dia é tão conhecido como o dia do Festival das Lanternas.

Outro jantar de reencontro é realizado com lanternas e laranjas sendo uma grande parte das comemorações.

Durante este festival, lanternas são exibidas, às vezes como feiras de lanternas, e as crianças levam lanternas para os templos.

O festival está associado a guiar os espíritos malignos perdidos e mal-educados para casa, enquanto celebra e cultiva um relacionamento positivo entre as pessoas, famílias, natureza e os seres superiores, pois eles são considerados responsáveis ​​por trazer e devolver a luz a cada ano.

Outra lenda associa o Festival das Lanternas ao Taoísmo. Tian Guan é o taoísta “Governante do Céu” e o deus responsável pela boa fortuna, concedendo riqueza e boa sorte. Seu aniversário cai no dia 15 do primeiro mês lunar. Diz-se que Tian Guan gosta de todos os tipos de entretenimento, por isso os seguidores preparam vários tipos de atividades durante as quais oram por boa sorte.

Observação: o ano novo chinês é celebrado em áreas com grandes populações de etnias chinesas e também em culturas com as quais os chineses tiveram ampla interação, incluindo a cultura do Butão , Coréia , Mongólia , Nepal , Taiwan , Vietnã e o antigo Japão antes de 1873.

O Ano Novo Chinês também é celebrado na Indonésia , Malásia , Filipinas , Cingapura , Tailândia e outros países com população chinesa significativa, mas não faz parte da cultura tradicional desses países.

Apple Store
Google Play
Open chat