Back to all Post

Cerimonia “Pintando os olhos do leão”

A maioria dos espectadores mal percebe o significado religioso da Dança do Leão chinesa. Assim como os cristãos são batizados em um estilo de vida espiritual, os leões do sul da China são tradicionalmente abençoados com um ritual taoísta chamado Hoi Gong. A cerimônia Hoi Gong significa o nascimento dos leões neste mundo. Um novo leão não pode ser executado sem ter nascido em tal cerimônia.

No início da cerimônia, os novos leões são colocados diante de um altar taoísta com os olhos e a boca travados em uma posição fechada. Nesse momento, o sacerdote orará aos céus para que os deuses abram os portões para que o espírito do leão desça à terra e consuma os corpos dos leões.

As fantasias do leão são purificadas com a aspersão de água usando a folha de uma árvore Bu-Look (ou Pomolo). Em seguida tinta vermelha é usada como símbolo de sacrifício para marcar o escudo espelhado na testa do leão. Com este escudo, os espíritos malignos verão seus próprios reflexos e serão espantados.

Depois que o espírito entra no corpo do leão, os olhos e a boca são abertos. Pequenas luzes dentro dos olhos do leão são acesas para representar a presença do espírito religioso. A tinta vermelha é usada para pontilhar os olhos do leão para que o espírito possa prever o bem e o mal.

Depois que um leão é abençoado e acordado, uma fita vermelha é amarrada em volta do chifre do leão como um símbolo de coragem e honra. A fita é um lembrete para o leão fazer apenas coisas boas. Diz a lenda que certa vez o leão foi pego em uma tentação maligna e os deuses o puniram cortando sua cabeça. No entanto, a deusa da misericórdia sentiu que o leão havia aprendido a lição e amarrou a cabeça de volta com uma fita vermelha. Portanto, quando o leão despertar e prestar homenagem aos deuses, será homenageado com a amarração de uma fita vermelha em seu chifre.

Agora, o leão está pronto para acordar e sair de sua cova.

A cada Ano Novo Chinês, teremos novos trajes de dança do leão e antes de suas primeiras apresentações, eles devem ser despertados. Isso envolve pintar os leões como um símbolo de doação de vida. Pontilhe os olhos, para que os leões possam ver. Pinte o nariz para que possam cheirar. Pontilhe a boca para que os leões comam e pontilhe as orelhas para que possam ouvir o bater do tambor. Por fim, pontilhe todo o corpo, da cabeça à cauda, ​​para garantir que ganhe vida!

Apple Store
Google Play
Open chat
1
Quer aprender os costumes?