Back to all Post

Mestres Shaolin

Desde tempos imemoriáveis o Templo Shaolin gerou grandes mestres bem como  budistas. de Kung Fu ou heróis nacionais! Somente no século 20 existiram incontáveis mestres que foram responsáveis pela sobrevivência da cultura Shaolin.

Placa original que existia antes da destruição de 1924 e da reconstrução da década de 1980. Hoje o Templo está totalmente reconstruído!

 

Mestres legendários como Shidechan e Shisuxi, responsáveis pela sobrevivência do Templo na revolução cultural!

 

Shi Henglin (  , 1865-1923): Um dos protetores e heróis do Templo Shaolin, antes do incêndio de 1928, tendo lutado em mais de 10 batalhas militantes, foi monge Shi Henglin grande monge marcial e mestre de vários estilos de boxe.

Shi Zhenxu (释贞绪, 1893-1955): Em 1899 foi ordenado monge no Templo Longxing. Em 1920 e chegou ao Templo Shaolin e tornou-se um discípulo de Shi Henglin. Estudou Boxe Shaolin arduamente com Shi Henglin e outros monges seniores, incluindo métodos como Hongquan, Tongbiquan, Paoquan e várias armas. Ele também praticava Tie Shen Kao Ti e Qian Jin habilidades especializadas. Entre os discípulos notáveis de Zhenxu Shi  estão incluídos Shi Degen e Shi Suxi.

 

Shi Degen (释德根, 1914-1968): Um estudante do monge chefe Zhen Xu (1893-1955) e Wu Sanlin (1875-1970).

Foi o monge marcial chave do templo Shaolin e durante a sua vida relativamente curta tornou-se renomado por suas habilidades marciais ensinando muitos monges e discípulos leigos igualmente.

A grande maioria do que é reconhecido como tradicional boxe do templo Shaolin hoje é derivado das artes que Shi Degen praticou, isto inclui o shaolin Luohanquan  que era fundamental para os seus ensinamentos.

Mestre Shi Degen tinha muitos discípulos, entre seus alunos notáveis estão Guiwu Yang, Li Yinzhang, Han Shubin, Qiuju Chen, Liu Cunliang, Liu Zhenhai, Shi Yongwen, Wang Xiqian, An Zhenxi, Jinbao Zheng, Wang Tianren (Shi Suxiang) Dao Xingshu, Yang Jiancai e Zhu Tianxi.

 

Shi Xingzheng (1914-1987): Entrou na vida monástica no Templo Shaolin quando tinha seis anos de idade. Então, seguiu Sifu Shi Debao no cultivo do Chan Budismo e na prática das artes marciais. Desde que o templo foi danificado no incêndio em 1928, ele e os monges restantes viviam em vilas, sítios e no interior prot

egendo as relíquias culturais da destruição, como estátuas, imagens, textos antigos, livros e a tradição. Nos anos 50 ensinou o fundador do Shorinji Kempo, Doshin So e muitos outros, divulgando e mantendo vivo o autêntico shaolin Kung Fu. Em outubro de 1986, ele se tornou o abade desde que o monge Hinayana  Buddhabhadra (Batuo) fundou o templo em 495 dC. Ao longo dos anos, ele dedicou-se ao rejuvenescimento do templo de Shaolin. Xingzheng faleceu em 1987 e suas relíquias (cinzas) foram  enterradas na floresta de Pagodas.

 

Shi Dechan (1907-1993): Entrou para o mosteiro de Shaolin muito jovem,com 8 ou 9 anos, devido à morte de seus pais. Ele era um excelente aluno e, uma vez que ele se tornou um monge foi enviado a outros mosteiros por alguns anos para se especializar em medicina fitoterápica tradicional e qigong.
Shi Dechan retornou ao templo Shaolin em 1927 e foi um dos monges que lutou para proteger o templo durante o período de senhores da guerra, e então um dos poucos mestres que mantiveram-se em Shaolin durante as várias as dificuldades das décadas seguintes.
Ele pesquisou fitoterapia tradicional, qigong, wugong, e teve um papel importante na preservação da textos antigos Shaolin, juntamente com Shi Suxi e Shi Deqian.
Em 1987, após a morte do abade Shi Xingzheng, foi nomeado abade de Shaolin (devido à sua idade os assuntos do templo eram governados por uma comissão).
Venerável Shi Dechan morreu em 1993, aos 86 anos.

 

 

Shi Suyi: Discípulo leigo Shi Suyi (Liang Yiquan, 梁 以 全) nasceu em 1931 em Dengfeng, província de Henan e estudou artes marciais de Shaolin desde os 6 anos de idade com seu pai Liang Haishui. Mais tarde, ele avançou também os seus estudos sob a orientação da 29ª geração de monges Shaolin Shi Zhen Huo. A especialidade do Mestre Liang Yiquan é o Tai Zu Chang Quan conjunto pelo qual ele é conhecido.

Ele pesquisou fitoterapia tradicional, qigong, wugong, e teve um papel importante na preservação da textos antigos Shaolin, juntamente com Shi Suxi e Shi Deqian.  Em 1987, após a morte do abade Shi Xingzheng, foi nomeado abade de Shaolin (devido à sua idade os assuntos do templo eram governados por uma comissão). Venerável Shi Dechan morreu em 1993, aos 86 anos.

Shi Suxi ( , 1924-2006)

Mestre Shi Suxi (Geng Shuanzhu) nasceu em 1926 em uma aldeia perto de Dengfeng, província de Henan. Ele se tornou um monge do Templo Shaolin, em 1934 e tornou-se discípulo do monge chefe Zhen Xu estudou Chan, Medicina e Artes Marciais. Permanecendo no templo durante seus períodos de turbulência e dificuldade, ele tornou-se um símbolo espiritual do espírito de Shaolin e dos seus três tesouros (Budismo, Medicina e Artes Marciais).

Shi Hai Deng – 释海灯法师 – (1902-1989):

O representante da Antiga e Original Tradição Ortodoxa do Shaolin Chan, o Venerável Mestre Hai Deng ( shìhǎidēng Fǎshī 释 海 灯 法师) não era apenas uma autoridade importante nas artes marciais de Shaolin, mas também era um Grande Mestre do budismo Chan.

Mesmo quando ele tinha 86 anos, ele viveu uma vida muito ativa, participando das conferências budistas em cidades como Chengdu e Pequim, lendo os sutras por muitas horas todos os dias e ensinando Wugong (Kung Fu) aos seus muitos alunos e seguidores. Mestre Haideng nasceu em 08 de fevereiro de 1902 com o nome de Fanwubing em Jiangyou na província de Sichuan. Ele nasceu em uma família muito pobre. Seu pai era alfaiate.

Mestre Haideng começou a treinar artes marciais chinesas desde que ele tinha 7 anos de idade. Seu tio Xue Jiu Zhi, um mestre conhecido de Kung Fu naquela área, ensinou-lhe as habilidades de espada.

Com 19 anos, Fan Wubing foi aceito na Universidade de Sichuan, mas não compareceu devido a dificuldades financeiras. Em vez disso, ele participou da Academia de Polícia de Sichuan, mas depois saiu em busca de mais conhecimentos nas artes marciais.
Ele se tornou um monge de um templo budista de Jiangyoushen em Sichuan, tomando o nome Hai Deng (Lampada/Luz do Mar).

Após a queima de Shaolin em 1928, dois monges marciais de lá se refugiaram em Sichuan. Hai Deng tornou-se discípulo deles, estudando Tongzigong, Meihua Zhang (Estilo da flor de ameixa) e, aquilo que se tornou sua habilidade mais famosa, o Erzhichan (Dedos chan). Hai Deng viveu em Shaolin durante um curto período, em 1947, 1953 e 1964.

A convite do anterior abade, o Venerável Shi Xingzhen, Hai Deng permaneceu no templo 1982 a 1986 para ensinar lá. Durante esse período,  foi feito o documentário que fez dele o monge mais famoso de Shaolin. Neste documentário, Mestre Hai Deng faz uma demonstração de ErZi Chan, onde aparece suspenso na ponta de um único dedo.

 

Liu Baoshan ( 宝山):    Mestre Liu Baoshan nasceu em 1930 em Dengfeng, província de Henan. Ele estudou artes marciais Shaolin, sob a tutela de seu pai Liu Jingwen.

A pedido do Templo Shaolin, no momento, ele abriu a escola Dengfeng Tagou, em 1978, onde atualmente ensina ao lado de seus três filhos Haichao Liu, Liu e Liu Haiqin Haike.

Conhecido como “Tian Xia Di Yi Wuguan” (número um da escola debaixo do céu), hoje em dia existem mais de 50.000 alunos da escola Tagou matriculados atualmente, e Mestre Liu Baoshan tem sido fundamental para a preservação e o desenvolvimento das artes marciais tradicionais do Templo Shaolin.Seus filhos administram a escola atualmente!

Wu Shanlin (1875-1970): Foi o segundo filho de Wu Gulum, começou seus estudos de Kung fu ajudando seu pai Wu Gulum nas roças da aldeia em que cresceu, aprendendo assim o Shaolin Kung fu.
Wu Shaolin tambem estudou medicina e foi um grande medico em sua aldeia.
A pedido de seu pai, Wu Shanlin retornou ao templo na intenção de restaurar as velhas tradições de Shaolin que ele preservou por toda sua vida. Mas depois de ver que monges da época eram homens de pouco caráter, Wu Shanlin achava que a eles não era adequado ensinar as velhas tradições de Shaolin. Ele permaneceu no templo por um período de três anos e ensinou alguns movimentos básicos para os monges e foi embora. Depois de deixar o templo, continuou procurando discípulos para transmitir as tradições de Shaolin, ele finalmente ensinou a varios alunos a tradição de Shaolin e, claro, sua maior habilidade, o Shaolin Xin Yi Ba. Entre seus discípulos estavam Shi Degen e Yang Guiwu.

Yang Guiwu (1931 – 2010): era de Yanshi Canjiadian, província de Henan. Ele era um discípulo do abade Shi De Chan, que lhe ensinou medicina Shaolin no templo de Shaolin. Ele estudou Kungfu tradicional com mestre Shi De Gen e também do Wu Shanlin que lhe ensinou as mais secretas técnicas do sistema Shaolin Xin Yi Ba (Controle do Coração e Mente). 70 anos de estudos de kung-fu shaolin foi o que deu ao Grão Mestre Yang Guiwu um entendimento verdadeiramente profundo de medicina, Shaolin Kung Fu e Budismo Chan. Ele se tornou um dos maiores praticantes de todos os tempos, quando ele foi agraciado com o cargo de instrutor-chefe de Kungfu tradicional dos monges guerreiros de Shaolin no templo de Shaolin. Ele teve alguns dos alunos mais habilidosos do templo Shaolin. Seu Kungfu pode ser visto em um velho documentário Shaolin filmando-o no salão dos 1000 Budas onde ele está ensinando a tecnica Hu Bu Ba do sistema Xin Yi Ba. Ele foi filmado há 30 anos na esperança de espalhar nosso verdadeiro Shaolin Kungfu ao mundo. Não só ele foi um mestre em artes marciais de Shaolin, como tambem um grande mestre no Budismo Chan e medicina Shaolin. Seus ensinamentos tem os fundamentos de manuscritos Shaolin com 500 anos de idade, que foram passadas a ele para preservar e ensinar a maneira original do kung-fu shaolin. Os manuscritos dão plenas explicações detalhadas de artes marciais de Shaolin e teoria. Quando ele decidiu que tinha chegado o momento de passar os manuscritos para continuar o caminho de Shaolin, ele passou-os para Hu Zhengsheng, juntamente com a responsabilidade de espalhar o real Shaolin Kungfu tradicional e seus conhecimentos para as futuras gerações de discípulos de Shaolin.

Miaoxing (1891-1927):Recebeu ordenação aos 8 anos e tinha estudado as técnicas tradicionais do Shaolin Quan com Mestre Henglin no templo de Shaolin. Em 1923, Miaoxing sucedeu Henglin no cargo de Abade de Shaolin.
Ele quebrou a regra de manter os segredos históricos de Shaolin das pessoas de fora do templo e passou as artes marciais de Shaolin para leigos no exercício do mandato. Seus livros, como o “As Instruções do Shaolin Quan” e as “Instruções do Shaolin Gun”, como muitos outros, foram proferidas e recolhidos no templo..

Shi Wanheng é um grande mestre de Tong Zi Gong e Shaolin, bem como de filosofia budista, Foi um dos 5 mestres antigos que foram responsáveis pela sobrevivência do Templo em momentos conturbados. Após atravessar o século 20 muito ativo em seu Kung Fu Mestre Shi Wanheng ficou famoso por participar de Shows com seu Shaolin Kung Fu por toda a China.

Atualmente, há uma infinidade de mestres Shaolin em todo o mundo ao passo que o Templo Shaolin ganha popularidade e segue seu passado histórico, mais uma vez. Na província de Henan, dez tradicionais mestres de boxe Shaolin ganharam reconhecimento: Cui Xiqi, Chengwen Chen, Chen Wujing, Fu Zhigan, Liu Baoshan, Liang Yiquan, Liu Zhenhai, Wang Changqing, Shiyongxin, Shideyang, Lian Heguan e Chen Junho.

Liang Y Quan

Shi Yongxin

Shidechao

zhang-tinghe

.

wang-zhongreng

Shi De Yang: Grão Mestre, Monge Shaolin da 31ª geração, Shi De Yang é mundialmente considerado um dos maiores expoentes da cultura Shaolin tradicional atualmente.
Discípulo do Venerável Shi Suxi por quase 30 anos, Shi De Yang é um dos poucos Mestres Shaolin da atualidade que têm estudado de forma profunda todos os “três tesouros de Shaolin” (Chan, Kung Fu (Wugong) e medicina tradicional). Este conhecimento tradicional têm permitido que ele tenha alguns dos papéis mais proeminentes no Templo Shaolin, como unico diretor da monges guerreiros da atualidade.
Livros e documentários foram feitos sobre ele, no entanto, apesar da fama internacional, Shi De Yang continua a residir no Templo Shaolin como monge, absorto em seus estudos e ensinos. Entre suas atividades no Templo, Shi De Yang há alguns anos, acrescentou o gerenciamento de suas escolas externas, Shaolin Wuseng Houbeidui, que acolhe cerca de cem jovens estudantes, muitas vezes, muito pobres, a quem oferece um programa de estudo composto de Shaolin Kung Fu e de cultura geral .
Mestre Shi De Yang também supervisiona e colabora com as escolas de Shaolin em todo o mundo, incluindo a América do Sul.

 

 

 

Antigos Mestres:

Zhicao, Huichang e Tanzong:

Zhicao, Huichang e Tanzong foram famosos monges do templo de Shaolin Kungfu durante o início da Dinastia Tang. De acordo com Inscrição do Templo de Shaolin e outro registro, em 621, o príncipe de Qin, Li Shimin, estava na batalha contra o general Sui, Wang Shicongna região da montanha Songshan. Chefiada pelos monges Zhicao, Huichang e Tanzong, treze monges Shaolin armaram uma emboscada para o exército Sui, capturado o sobrinho de Wang Shicong e libertando Li Shimin. Li Shimin passou ao trono da dinastia Tang, e recompensou os monges com 40 hectares de terrae outros privilégios. Ele também recebeu o título de Grande-Geral do monge Tanzong e permitiu o templo de manter um exército de monges guerreiros. Esta vitória ganhou rapidamente popularidade para o templo de Shaolin, e com o patrocínio da corte imperial o templo de Shaolin cresceu e prosperou.

Fuyu – 福裕 –  (1203-1275):

Nascido em Wen Shui na Província de Shanxi e seu apelido era “Sheng Xiao Er” ou “Pequena Criança Santa” por ser capaz de ler um livro apenas uma vez, e entender todo seu conteúdo completamente.
Discípulo de Wansong Xíng Xiu (万松行秀) e Xiu Lin Wei  (休林为), foi um venerável mestre Chan de Caodong no início da dinastia Yuan.
Em 1245, Fuyu foi nomeado pelo primeiro imperador da dinastia Yuan, Kublai Khan como o abade do templo de Shaolin. Como o abade do Templo Shaolin, ele introduziu doutrinas de Caodong e trouxe prosperidade sem precedentes para o templo. Além disso, Mestre Fuyu, é dito, atribuiu grande importância ao kung-fu shaolin e fez esforços para aumentar o Shaolin Kung Fu.
Ele trouxe vários guerreiros Chineses e Indianos ao Templo Shaolin para que o estilo fosse aumentado. As novas técnicas foram escritas em vários livros da época, e assim passada para as próximas gerações.
Ele morreu em 1275 aos 73 anos e foi sepultado na Floresta das Pagodas.


Xiaoshan:

Xiaoshan (1500-1568) foi um dos grandes mestres Chan, durante a Dinastia Ming.
Antes de ele tomar a posição de Abade de Shaolin, ele tinha estudado com o abade anterior Yuezhou por oito anos e pregou o Budismo Chan em diversos mosteiros. Xiaoshan foi inaugurado como abade em 1557 por um decreto da corte imperial. Como o abade do Templo Shaolin, presidiu grandes encontros do Dharma para rejuvenescer a Escola Caodong no templo de Shaolin, e também levantou fundos para renovar o templo e reconstruir o Templo do Primeiro Patriarca.
Durante a luta contra os piratas na Dinastia Ming, monges guerreiros de Shaolin enviado pelo então Abade Xiaoshan derrotaram os piratas em diversas batalhas e ganharam aclamação popular por suas realizações vitoriosas. Xiaoshan se retirou de sua posição em 1566 e faleceu aos 68 anos em 1568.

Pagode (Túmulo) do Ven.Xiaoshan

Yuekong:

Yuekong foi um notável monge Kungfu durante a Dinastia Ming. Registros antigos mostram que o monge shaolin Yuekong recebeu um convite oficial para lutar contra os piratas na costa sudeste. Ele liderou uma tropa com mais de 30 monges guerreiros e derrotou muitos dos piratas, mas morreu em uma emboscada para salvar os prisioneiros tomados pelos piratas.
Sua história foi escrita na história das lutas dos monges guerreiros de Shaolin contra os piratas.

Wu Gulun (1831-1914): foi chamado de Ji Qjn no templo de Shaolin.
Ele se tornou um monge em menos de cinco anos sob a supervisão do grande abade Zhan Mo.
Durante a dinastia Qing as artes marciais foram proibidas, assim os monges de Shaolin continuaram á praticar secretamente. No ano de Daoguang, um oficial Manchu chamado Li Qing chegou ao templo Shaolin e pediu ao abade para que os monges lhes mostrar suas habilidades de kung fu.
Após o general observar os monges, os policiais Manchu voltaram temendo que os monges poderiam representar uma ameaça, os monges ficaram muito preocupados com isso, e o abade instruiu Wu Gulun para deixar o templo e continuar a tradição de Shaolin em outros lugares.
Antes de Wu Gulun deixar o templo, ele teve que manter as regras de Shaolin, as regras são: se monge ordenado deseja voltar à vida normal fora do templo, ele têm que lutar os 18 guardiões ​​de Shaolin, a fim de provar a sua habilidade e força para lidar com a vida normal fora do templo, ele foi o último monge a fazer isso na historia de Shaolin.
Wu Gulun venceu-os com facilidade e desapareceu nas montanhas para viver em uma aldeia isolada, onde continuou a praticar e preservar os segredos do Shaolin kung fu dando mais importancia ao sistema Xin Yi Ba. Durante o tempo em que viveu no templo Wu Gulun treinou os mais fortes estilos do sistema Shaolin Xin Yi Ba e se tornou um mestre nesse sistema.
Passou tudo que sabia ao seu filho Wu Shanlin, incluindo o Xin Yi Ba.

 

Linhagem de Abades do Templo Shaolin

Dinastia Nome Data
Wei do norte Ba-tuo 跋陀 495-520
Seng-chou 僧稠 520-560
Zi-yun 资云 Data incerta
Tang Zhi-cao 志操 -621-
Yi-jiang 义奖 -704-
Hui-jue 慧觉 -723-
Wei-ji 惟济 -770-
Ling-cou 灵凑 -791-
Cinco dinastias Xing-jun 行钧 880-925
Hong-tai 宏泰 925-?
Song ddo norte Zhi-hao 智浩 ?-1059?
Zheng-wu Xiao-yu 证悟脩颙 1056-1060
Guang-qing 广庆 1084-1087
Bao-en 报恩 Antes 1093
Qing-jiang 清江 1101-1105
Zhi-tong 智通 Antes 1111
Fo-deng Hui-chu 佛灯惠初 1111-1126
Jin Shan-ying Fa-he 善应法和 1140-1141
Zu-duan 祖端 1145-1160
Fa-hai 法海 1161-?
Zheng-wu 悟鉴 Cerca de 1179
Pu-zhao 普照 1190-1194
Xing-chong 兴崇 1204-1208
Xu-ming 虚明 1208-1212
Xi-xi Hong-xiang 西溪宏相 1212-1215?
Dong-lin Zhi-long 东林志隆 1217-1223
Guang-zhu 广铸 1224
Mu-an Xing-ying 木庵性英 1225-1233
Ru-feng De-ren 乳峰德仁 C.1239-1248
Xue-ting Fu-yu 雪庭福裕 1249-1255
Fu-an Yuan-zhao 复庵园照 Cerca de 1260
Yuan-ming 圆明 Cerca de 1270
Zu-an Hui-su 足庵慧肃 Cerca de 1268
Ling-yin Wen-tai 灵隐文泰 1273-?
Lin-zhong Zhi-tai 中林智泰 1282-1290
Yue-yan Yong-da 月岩永达 1291-1294
Huan-yuan Fu-yu 还原福遇 1295-1299
Yue-yan Yong-da 月岩永达 1300-1306
Gu-yan Pu-jiu 古岩普就 1313-1317
Yue-zhao Jiang-gong 月照江公 Cerca de 1320
Ju-an Fa-zhao 菊庵法照 1322-1323
Chun-zhuo Wen-cai 淳拙文才 1324-1329
Feng-lin Zi-gui 凤林子珪 1332-1335
Xi-an Yi-rang 息庵义让 1336-1340
Sun-an Hong-yi 损庵洪益 1340
Wu-wei Fa-rong 无为法容 1341-1343
Chun-zhuo Wen-cai 淳拙文才 1345-1352
Hai-yin 海印 Cerca de 1354
Ming Song-xi Zi-ding 嵩溪子定 1360-1363
Song-xi Zi-ding 嵩溪子定 1368-1369
Song-ting Zi-yan 松庭子严 1369-1382
Ning-ran Zi-gai 凝然子改 1390-1392
Ren-shang Yi-gong 仁山毅公 1393-1405
Zu-an Zi-ren 竹庵子忍 antes 1422
Ju-kong Qi-bin 俱空契斌 1449-1452
Wu-fang Ke-cong 无方可从 1474-1483
Gui-yuan Wu-shun 归源可顺 1498-1499
Zhuo-an Xing-chaeng 拙庵性成 1483-1487
Gu-shan Ke-xian 古山可仙 1488-1496
Jing-an Wu-ta 静庵悟榻 1488-1536
Jing-an Wu-ta 静庵悟榻 ?-1552
Gu-mei Zu-ting 古梅祖庭 1497- ?
Gu-mei Zu-ting 古梅祖庭 1501-1505
Yue-zhou Wen-zai 月舟文载 1510-1522
Zong-lin Yu-tang 宗琳玉堂 1537-1538
Zhu-dong Wu-wan 竺东悟万 1552-1558
Xiao-shan Zong-shu 小山宗书 1558-1565
Yin-shan Xian-gong 隐山贤公 ? -1574
Huan-xiu Chang-run 幻休常润 1574-1579
Wu-yan Zheng-dao 无言正道 1592-1609
Rui-guang 瑞光 -1622-
Han-hui Hui-xi 寒灰慧喜 1624
Bi-an Hai-kuan 彼岸海宽 1639-?
Qing Bi-an Hai-kuan 彼岸海宽 1646-?
Chun-bai Yong-yu 纯白永玉 ? antes. 1664
Xin-yun Qing-ning 心云清宁 1742-1750-?
Yuan-jin Ling-shan 圆今灵山 Data incerta
Xing-yuan Zhi-wu 行愿智吾 Data incerta
Xin-yun Qing-ning 心云清宁 1742-1750-?
Qing-tai Ying-shi 清泰颖石 Data incerta
Heng-lin 恒林 ?-1923
Miao-xing 妙兴 1923-1927
Chun-pu 淳朴 Data incerta
Zhen-xu 贞绪 Data incerta
Xingzheng 行正 1949-1988
Yongxin 永信 1988-presente

 

 

 

 

 



 

 

Apple Store
Google Play
Open chat