Back to all Post

Fuxi

nome chinês
chinês 伏羲
Paoxi
Chinês tradicional 庖 犧
Chinês simplificado 庖 牺
Nome coreano
Hangul 복희
Hanja 伏羲

Fuxi ou Fu Hsi (伏羲), também conhecido como Paoxi , é um herói cultural na lenda e mitologia chinesa , creditado junto com sua irmã Nüwa por criar a humanidade e a invenção da caça, pesca, domesticação e culinária, bem como o sistema Cangjie de escrever caracteres chineses por volta de 2.000  aC. Fuxi foi contado como o primeiro dos Três Soberanos no início do período dinástico chinês.

Origem

Pangu era considerado o deus da criação na mitologia chinesa . Ele era um gigante dormindo dentro de um ovo do caos. Ao acordar, ele se levantou e dividiu o céu e a terra. Pangu morreu depois de se levantar e seu corpo se transformou em rios, montanhas, plantas, animais e tudo mais no mundo, entre os quais um ser poderoso conhecido como Huaxu (华 胥). Huaxu deu à luz um irmão e uma irmã gêmeos, Fuxi e Nüwa. Diz-se que Fuxi e Nüwa são criaturas com rostos humanos e corpos de cobras.

Fuxi era conhecido como o “humano original” e teria nascido no curso médio-baixo do Rio Amarelo, em um lugar chamado Chengji (成 纪) (possivelmente Lantian moderno , província de Shaanxi , ou Tianshui , província de Gansu )

Na realidade, muitos chineses acreditam que Huaxu (mãe de Fuxi) foi um líder durante a sociedade matriarcal ( c.  2.600  aC), pois os primeiros chineses desenvolveram habilidades linguísticas, enquanto Fuxi e Nüwa eram líderes na sociedade patriarcal inicial ( c.  2.600  aC). Os chineses começaram os rituais de casamento.

Lenda de criação

De acordo com o Clássico de Montanhas e Mares , Fuxi e Nüwa foram os humanos originais que viveram na mitológica Montanha Kunlun (hoje Huashan). Um dia eles montaram duas pilhas de fogo separadas, e o fogo acabou se tornando um. Sob o fogo, eles decidiram se tornar marido e mulher. Fuxi e Nüwa usaram argila para criar descendentes e, com o poder divino, deram vida às figuras de argila. [2] Essas figuras de argila foram os primeiros seres humanos. Fuxi e Nüwa eram geralmente reconhecidos pelos chineses como dois dos Três Soberanos no início da sociedade patriarcal na China ( c.  2.600 BCE), com base no mito sobre Fuxi estabelecendo um ritual de casamento em sua tribo. A criação dos seres humanos foi uma história simbólica de ter uma estrutura familiar maior que incluía a figura de um pai.

Pintura da dinastia Tang de Fuxi (à direita) e Nüwa (à esquerda) desenterrada no cemitério de Astana , em Xinjiang

Em uma das colunas do Templo Fuxi na província de Gansu, o seguinte dístico descreve a importância de Fuxi: “Entre os três primogenitores da civilização Huaxia , Fu Xi no país Huaiyang está em primeiro lugar.”  Durante o tempo de seu antecessor Nüwa , a sociedade era matriarcal.

No início, ainda não havia ordem moral ou social. Os homens conheciam apenas suas mães, não seus pais. Quando estavam com fome, eles procuravam comida; quando satisfeitos, eles jogaram fora os restos. Eles devoravam sua comida, couro e cabelo, bebiam o sangue e se vestiam com peles e juncos. Então veio Fu Xi e olhou para cima e contemplou as imagens no céu, e olhou para baixo e contemplou as ocorrências na terra. Ele uniu marido e mulher, regulamentou os cinco estágios da mudança e estabeleceu as leis da humanidade. Ele criou os oito trigramas , a fim de ganhar domínio sobre o mundo. (古 之 時 未有 三綱 、 六 紀 , 民 人 但 知 其母 , 不知 其父 , 能 覆 前 而 不能 覆 後 , 臥 之 言 去.去 , 起 之 吁吁 , 饑 即 求 食, 飽 即 棄 余, 茹毛飲血 而 衣 皮 葦。 於是 伏羲 仰觀 象 於 天, 俯 察 法 於 地 , 因 因 正 五行 , 始 定 定 , 畫 畫 八卦)

Ban Gu, Bai Hu Tongyi

Fuxi ensinou seus súditos a cozinhar, pescar com redes e caçar com armas feitas de osso, madeira ou bambu. Ele instituiu o casamento e ofereceu os primeiros sacrifícios ao ar livre ao céu. Uma placa de pedra, datada de 160 DC, mostra Fuxi com Nüwa.

Tradicionalmente, Fuxi é considerado o criador do I Ching , obra essa atribuída à leitura do Mapa He (ou Mapa do Rio Amarelo ). De acordo com essa tradição, Fuxi teve o arranjo dos trigramas do I Ching revelado a ele nas marcas nas costas de um cavalo dragão mítico (às vezes chamado de tartaruga ) que emergiu do Rio Luo . Esse arranjo precede a compilação do I Ching durante a dinastia Zhou . Essa descoberta teria sido a origem da caligrafia. Fuxi também é creditado com a invenção do Guqin instrumento musical, embora o crédito por isso também seja dado a Shennong e ao Imperador Amarelo .

Os figuristas viam Fuxi como Enoque , o patriarca bíblico.

Apple Store
Google Play
Open chat