Voltar para Todos os Eventos

Cǎi qīng – Pegando o Verde!

sábado, 09/01/2021

Na celebração e reinauguração Formal do Templo Lohan dia 9 de janeiro, data auspiciosa pois o nove é o maior numero que existe, o Templo realizará o tradicional Cerimonial “Pegando o Verde”.

Durante o Ano Novo Chinês, os dançarinos de leões da escola de artes marciais visitarão a frente da loja de empresas para “choi chang” (採 青 lit. escolhendo os verdes). A empresa amarraria um envelope vermelho cheio de dinheiro a uma folha de alface e o penduraria bem acima da porta da frente. O leão se aproxima da alface como um gato curioso, consome a alface e cospe as folhas de alface, mas não o dinheiro. A dança do leão deve trazer boa sorte e fortuna ao negócio e os dançarinos recebem o dinheiro como recompensa. A tradição se torna uma transação mútua.

Antigamente, a alface era pendurada de 15 a 20 pés acima do solo e apenas um artista marcial bem treinado poderia alcançar o dinheiro enquanto dançava com uma pesada cabeça de leão. Esses eventos se tornaram um desafio público. Uma grande quantia em dinheiro foi recompensada e o público esperava um bom show. Às vezes, se leões de várias escolas de artes marciais se aproximam da alface ao mesmo tempo, os leões devem lutar para decidir um vencedor. Os leões tiveram que lutar com movimentos estilísticos de leão em vez de estilos caóticos de luta de rua. O público iria julgar a qualidade das escolas de artes marciais de acordo com a forma como os leões lutaram. Como a reputação das escolas estava em jogo, as lutas geralmente eram ferozes, mas civilizadas. O leão vencedor então usaria métodos criativos e habilidades em artes marciais para alcançar a recompensa mais alta.

Alguns leões podem dançar em palafitas de bambu e alguns podem pisar em pirâmides humanas formadas por outros alunos da escola. Os artistas e as escolas ganhariam elogios e respeito além da grande recompensa monetária quando se saíssem bem. Hoje em dia, as atuações para atingir o envelope vermelho não são tão rigorosas, mas as trupes de dança do leão ainda têm o ônus de fazer um bom show ou enfrentar a consequência de um cliente insatisfeito.

Outros tipos de “verduras” (青) também podem ser usados ​​para desafiar a trupe, por exemplo, usando abacaxis, pomelos, bananas, laranjas, brotos de cana-de-açúcar e potes de barro para criar pseudo-barreiras e desafios. A dança também se apresentou em outras ocasiões importantes, incluindo festivais chineses, cerimônias de abertura de negócios e casamentos tradicionais.

  • Organizer Name: Luis MEllo
  • Phone: 11 993785173
  • Email: templolohan@gmail.coM
  • Website: WWW.TEMPLOLOHAN.COM
  • Tipo: Cǎi qīng - Pegando o Verdade,Dança do Leão
  • Data/Hora: 09/01/2021 - 14:00 - 15:00
  • Local:Templo Lohan
Apple Store
Google Play
Open chat