Antes de mais nada é um treinamento fisico e tecnico de Kung Fu, porém, Kung Fu embebido na virtude e moral!

Wǔdé (武徳) significa literalmente Virtude marcial.

A virtude atribuída ao praticante de Kung Fu. Os valores e o comportamento que um Discípulo tradicional deve desenvolver. A etiqueta adequada.  O Kung Fu é uma arte marcial poderosa e perigosa. Mortal. Os praticantes de Kung Fu seguem valores como o Tao e o Dharma. Tais conceitos ancestrais fizeram o Kung Fu se tornar além de arte de combate e medicina profilática terapêutica, um meio de educação e desenvolvimento da moral e valores.

Segundo o Shifu Daniel Hu o  Wude é dividido, basicamente, em cinco princípios, sendo eles:

信用 hsinyong – confiança

Estabeleça o vínculo de confiança de seu mestre para com você, e de você para com seu mestre. Mantenha e solidifique esse vínculo confiando no seu aprendizado e no seu tempo. No momento propício para o seu avanço e aprofundamento na arte o seu mestre saberá. Não peça conhecimentos ao seu mestre, e sim, prepare-se para recebê-lo.

謙遜 chianghsun – humildade

Mantenha a sua xícara vazia, e não se preocupe com a sua titularidade ou posição, pois, o orgulho e o ego são venenos poderosos para matar a arte em você. Quando permitimos que eles se infiltrem no nosso raciocínio, começamos a agir e tomar decisões tendo eles como base de referência. Humildade não é subserviência, e é algo que se deixa de ser quando se afirma ter.

尊敬 zunching – respeito

O respeito se inicia por ocasião de sua manifestação para consigo e para com os outros, sendo conquistado e manifestado. Respeito à hierarquia é essencial, pois ocupa quem o fez por merecer, e assim, haverá o entendimento da sua posição e da posição dos outros, e onde houver entendimento haverá respeito, e a existência de ambos não permite a manifestação do caos.

荣譽 jong yu – honra

A arte marcial chinesa do Kung fu tem fortes laços com a honra, por isso, honre a arte, a família e os antepassados, mostrando lealdade, determinação, e mantendo a pureza e a essência. Foi graças a essas qualidades dos patriarcas do passado que a arte chegou até os nossos dias, e somente com a presença delas você conseguirá perpetuá-la para as gerações futuras.

徳 tao te – virtude

São subdivididas em outras quatro, sendo elas, serenidade, coragem, prudência, e justiça.

Serenidade – É a moderação para manter-mos a racionalidade e a sensibilidade diante de todas as facetas da vida. A sua prática da arte não tem como finalidade consumí-lo dentro de uma sala de treinamentos, mas sim, enriquecer as nossas vidas estimulando o autoconhecimento e o equilíbrio para aplicarmos em todos os setores da nossa vida cotidiana.

Coragem – Está na capacidade de agir quando confrontado pelo medo, que  atua em nós tanto no aspecto físico como mental. Sua manifestação física ocorre ao estarmos assustados com algo, um lugar, um ambiente, uma pessoa ou uma situação, enquanto que, mentalmente, ele se refere, principalmente, ao medo do fracasso. O kung fu pode e deve proporcionar a segurança e a coragem necessárias para que nos mova através da vida, enfrentando o medo com a determinação necessária para não se deixar paralisar.

Prudência – A prudência está na abordagem com discernimento sobre todas as situações que a vida coloca diante de nós. Atentar a todos os resultados de qualquer ação nos propicia a sensibilidade, a sabedoria e o discernimento inspirados em fatos, conhecimento e experiência, minimizando a ansiedade e controlando a impulsividade.

Justiça – Para que ela seja plena, é necessário que tenhamos compreendido cada princípio e cada virtude do Wu te. Justiça e sabedoria tem que caminhar juntas.

O Wu te não pertence a nenhum estilo de Kung fu. Todos os estilos estão nele.

INFORMAÇÕES
Local: Templo Lohan, Rua Conselheiro Furtado, 445 – Liberdade, São Paulo.
Quando: dia 30 de junho

Inscrição:1 contribuição de R$150,00 cheque, dinheiro a vista ou credito Duração: 4h de curso por dia Ministrado por Shifu Luis Mello

Dados para depósito:
Luis Claudio de Mello
CPF: 276.253.948-08
Banco Itau
Ag: 0177
C/c: 57648-5

Enviar comprovante para o e-mail: institutolohan@outlook.com

*Os valores pagos ao Instituto e Templo Lohan são considerados como contribuição à Instituição, sendo, portanto, irrevogáveis.
Inscrevendo-se é considerado automaticamente de que aceita as condições e termos do Instituto e Templo Lohan.

CONTATO

Telefone: (11) 32715748 Cel: (11) 9 9378 5173
institutolohan@outlook.com
Templo Lohan – Rua Conselheiro Furtado, 445 – Liberdade, SP