“A relação entre mestre e discípulo”

Segundo Shifu Daniel Hu:

“O ideograma Shī(師) vem de Shifu (師父), Mestre Pai, aquele que serve como referência, enquanto que, o ideograma Tú(徒) vem de Túdì (徒第), o aprendiz, o discípulo. Ao juntarmos os dois primeiros ideogramas de cada, formamos o termo Shītú (師徒) que é usado para definir a relação entre Shifu (師父Túdì (徒第), ou seja, a relação mestre/discípulo.

Muito mais do que movimentos e técnicas, essa relação envolve sensibilidade, zelo, respeito, confiança e afetividade, e está relacionada a uma condição fundamental para o aprendizado de um sistema em sua totalidade: a proximidade. Não existe outra maneira a qual propicie a um discípulo o entendimento do seu sistema ou estilo no aspecto mais abrangente do que a proximidade com o pai da sua família Kung fu, pois a distância você pode acompanhá-lo nas evoluções técnicas, mas para ouvir sobre o seu conteúdo essencial você tem que estar próximo.

Se um discípulo não tem proximidade com o seu mestre, como ele poderá ter  proximidade com a essência do seu sistema? Como se desenvolverá o seu aprendizado sem o respaldo de subsídios importantes para a sua evolução?  No Shītú (師徒) estabelece-se a relação verdadeira, onde a convivência com o Shifu (師父) estimula as abordagens e refinamentos não só do aspecto técnico do sistema, mas do seu Kung fu como um todo, alicerçando a transmissão e recepção com os vínculos que vão se estruturando ao longo do tempo de convivência.

Uma observação muito popular entre os antigos mestres de Kung fu costumava afirmar: “Um bom começo para desenvolver o seu Kung fu é entender que naturalmente a água sempre desce montanha abaixo, e não tentar subverter essa condição”. Essa observação se refere à condição tradicional do Shītú (師徒), onde muitos tendem a desejar pelos benefícios inerentes a tal relação, porém poucos querem arcar com as obrigações que a mesma envolve.

“Mestre bom, foi discípulo bom.”

INFORMAÇÕES
Local: Templo Lohan, Rua Conselheiro Furtado, 445 – Liberdade, São Paulo.
Quando: dia 28 de julho

Horário: Das 15:00h às 19:00h

Inscrição:1 contribuição de R$150,00 cheque, dinheiro a vista ou credito Duração: 4h de curso por dia Ministrado por Shifu Luis Mello

Dados para depósito:
Luis Claudio de Mello
CPF: 276.253.948-08
Banco Itau
Ag: 0177
C/c: 57648-5

Enviar comprovante para o e-mail: institutolohan@outlook.com

*Os valores pagos ao Instituto e Templo Lohan são considerados como contribuição à Instituição, sendo, portanto, irrevogáveis.
Inscrevendo-se é considerado automaticamente de que aceita as condições e termos do Instituto e Templo Lohan.

CONTATO

Telefone: (11) 32715748 Cel: (11) 9 9378 5173
institutolohan@outlook.com
Templo Lohan – Rua Conselheiro Furtado, 445 – Liberdade, SP