Baishi 拜師 “Reverencia ao Mestre”

O reconhecimento de graduação numa família de Kung Fu Tradicional se realiza na Cerimônia de Baishi. 

No Baishi um aluno se transforma em Discípulo Formal (aprendiz) por meio de formalidades e regalos que representam a materialização do respeito e sentimento. Do que adianta sentir muito se você não manifestar seu sentimento. O Baishi é Isso.

Kung fu, como qualquer outra arte, exige percepção para assimilar. Percepção requer sensibilidade. A tradição do Kung fu reside na transmissão, assimilação, proximidade e continuidade.

A cerimônia consiste num treinamento firme e uro onde o aluno exibe as habilidades que desenvolveu com a prática sinsera e exforçada. Em seguida entrega ao Shifu o Honbao, o pacote vermelho contendo um valor. É a maneira de manifestar seu apreço ao Mestre, ao estilo, a escola e aos irmãos. Em seguida realiza uma reverencia ao Shifu. Baishi 拜師 significa “Reverencia ao Mestre”. A partir desse momento o aluno é 徒弟 Túdì – Aprendiz (Discipulo) e se compromete em propagar o Kung Fu assim como um dia se comprometeu o Shifu.

A sequencia do discipulado:

學生 Xuéshēng – Aluno

徒弟 Túdì – Aprendiz (Discipulo)

師兄 Shi Xiong – Irmão mais velho

師父 Shifu – Mestre pai

師公 Shīgōng Mestre avô

大師 –Dàshī – Grande Mestre

*Os alunos que se tornaram discipulos formais do Templo Lohan poderão se tornar Dicípulos oficias de Shifu Luis Mello.

**Os que participaram da Cerimonia anterior que ocorreu em Dezembro de 2017 participarão como membros de honra recebendo os novos alunos e discipulos no Baishi!

***Valor sugerido a ser colocado no Honbao:R$100,00