A historia do mestre Wong Shun leung, dentro das artes marciais tem inicio, com uma busca constante por um método de luta que verdadeiramente fosse eficaz nas ruas, começou praticando Tai chi chuan e boxe ocidental, em sua inquietude, visitou diversas academias e derrotou vários praticantes de diferentes estilos e vários mestres, inclusive seu instrutor de boxe . sua busca terminou quando Visitou a academia de Wingchun do grande mestre Yip Man, como de rotina desafiou e derrotou alguns estudantes , mas quando defrontou-se com o mestre Yip Man, foi derrotado com facilidade, reconhecendo a superioridade técnica do mestre. Por fim havia encontrado o que tanto procurava. Começou a treinar Wingchun.

Wong Shun Leung foi o instrutor sênior que por mais tempo acompanhou o mestre Yip Man, auxiliando na formação dos  estudantes, inclusive recebeu do grande mestre Yip Man a tutela de ensinar Bruce Lee.

O grande mestre Yip Man, em realidade não gostava de ensinar Wingchun, viu-se obrigado por necessidades financeiras a ensinar, por isto que quando algum aluno , por preguiça ou ma vontade lhe perguntava se poderia fazer a técnica de determinado jeito( Mais facil ) ele sempre lhes dizia que SIM.  Wong Shun Leung , foi sempre obediente ao mestre e por isto aprendeu o Wingchun de maneira correta.

A fama de Wong Shun Leung aumentou muito , quando ele começou a representar a escola do grande mestre Yip Man, em combates desafios sem regras, contra praticantes de outras escolas e de diversas artes marciais, chamados de “bei mo”, ganhando mais de duzentos combates , sendo que sessenta de seus oponentes eram grandes mestres de outros estilos, e sem ter perdido um único confronto, mas mesmo invicto ele nunca estava satisfeito, depois de cada confronto ele se reunia com o grande mestre Yip Man para analisarem as técnicas e táticas aplicadas, para aperfeiçoarem-nas, ainda mais, dai surgiu o sistema WSL de Wingchun.

Wang Kiu e Wong Shun Leung

Nessa época o mestre Wang Kiu, ainda não havia se tornado aluno de Yip Man, ele na época éra um Grande Mestre do estilo Pak Mei Pai, e perdeu para  Wong Shun Leung, em um combate desafio. Após a derrota ele foi pedir ao Grande mestre Yip man para aceita-lo como aluno, depois de ter sido aceito e de ter começado a praticar Wingchun, ainda insatisfeito com a derrota para WSL, organizou varias lutas e convidava Grandes mestres de outros estilos para competir contra  Wong Shun Leung. Wang Kiu, então apostava contra Wong Shun Leung, desejando que este perde-se, algo que jamais aconteceu, mais tarde no tempo, o mestre Wang Kiu, quando estava introduzindo o Wingchun em alguns paises da Europa( Holanda) chamou o mestre Wong Shun leung para compartilhar com os Europeus de seus refinados conceitos de Wingchun.

Mestre Wong Shun Leung Ganhou o apelido de Gong Sau Wong que significa ” O Rei das Mãos que Falam”, devido a sua grande habilidade para luta.

Bruce Lee, aluno de Wong Shun Leung.

 Como instrutor de Bruce Lee, WSL o introduziu nesses confrontos sem regras( Beimo), no primeiro confronto Bruce Lee esteve prestes a desistir no segundo round, mas Wong shun Leung o incentivou a continuar, por fim Bruce vence o combate, e ali começa sua carreira vitoriosa  dentro das artes marciais e futuramente no cinema.

Grande mestre Yip Man, ao ouvir o relato da quase desistência de Bruce Lee no combate e sua posterior vitória diz a Wong Shun Leung, “Felizmente que o acompanhou ate o local e encorajou-o a não desistir da luta, este teste de habilidade marcial pode ter uma influencia decisiva no futuro dele, se um dia Bruce for bem sucedido na vida, o crédito deve ir para  você”.

Em uma das cartas que Bruce Lee escreveu a seu instrutor Wong Shun Leung diz: “Mesmo pensando que tecnicamente seja um aluno de Yip Man, na realidade, aprendi o meu Kung fu contigo”

Mestre Wong Shun Leung e Bruce Lee

Na gravação de seu filme operação dragão, Bruce convidou, Wong Shun Leung, para supervisionar as técnicas, quando terminava as filmagens, Bruce Lee convidava o Mestre Wong para fazerem alguns sparring na sua casa em Hong Kong, mas Bruce mesmo estando no auge de sua forma física e com o pleno desenvolvimento do seu Jeet Kune Do, não conseguiu vencer seu mestre; Foi então que  Bruce Lee confessou a Wong Shun Leung que seu Jeet Kune Do, não era perfeito como o Wingchun, e pediu a Sifu Wong Shun Leung, para voltar a praticar Wingchun com ele. Quando Bruce Lee foi para os Estados Unidos, ainda não tinha concluído  o chum kiu, ou seja não tinha chegado, nem na metade do Wingchun, por isso que  ele estudou outros métodos de artes marciais, tentando compensar o que lhe faltava no Wingchun, mas não conseguiu.

Infelizmente Bruce não pode retornar aos  seus estudos em Wing Chun, com seu mestre, pois alguns dias depois, acabou morrendo.